Hoteis verdes em Portugal - Parte I

Para quem gosta de conhecer o nosso país e quer ficar alojado num hotel mas que tenha preocupações ambientais, então conheça então estes 30 hotéis divididos em vários artigos.

Em Viana do Castelo a Casa Melo e Alvim foi uma casa senhorial, construída em 1509, restaurada para manter os estilos Manuelino, o estilo "chão", o Barroco e o Romântico, onde se nota a ocupação da casa ao longo dos tempos. Esta casa contém o rótulo ecológico europeu distinguido Chave Verde (prémio atribuído pela Associação Bandeira Azul) onde cumpre as seguintes condições ambienteis: utilização de uma percentagem de energias renováveis, gestão eficiente de energia e de água, minimização de resíduos e reciclagem. Uma boa escolha para quem quer visitar a zona de Viana do Castelo.

A Quinta da Bouça D'Arques situa-se na Vila de Punhe, perto de Viana do Castelo, pertence à  Unique Stays, onde engloba 39 Hoteis de Charme nacionais e internacionais. Esta quinta utiliza vinagre e água em vez de produtos químicos para pulverizar os mosquitos e as moscas, recorrem também à compostagem das folhas e da relva cortada para adubarem o jardim. O mais interessante nesta quinta é mesmo o sistema de aproveitamento da água, através de minas e poços, onde não é necessário recorrer à rede pública. Aqui podem consultar a apresentação desta quinta.

Moinhos da Tia Antoninha é uma casa de campo situada em Leomil, Moimenta da Beira onde é totalmente autónoma de energia com um campo fotovoltaico e uma micro turbina hidráulica numa queda de água e conta com uma bateria para armazenar energia com uma autonomia de três dias. No Douro sul é uma região apropriada para praticantes de BTT, caça e passeios pedestres. 

A Casas do Côro em Marialva, Meda, pertence também à Unique Stays, têm uma horta biológica que fornece alguns alimentos ás casas de pedra e os restantes são produzidos nas proximidades também de modo biológico. Contém uma Suite Eco em que o consumo de água e energia é reduzido 72% e reutiliza quase toda a água através de processos biológicos e de depuração. Armazena a água da chuva e têm painéis solares para o aquecimento de água, os seus materiais de construção são ecológicos e recicláveis.

Em Figueira de Castelo Rodrigo existe a Casa da Cisterna outro hotel que pertence à Unique Stays, tem isolamento térmico que ajuda a economizar energia, contém lâmpadas de baixo consumo, as áreas comuns e dois quartos são aquecidos por recuperadores de calor onde usam a lenha das limpezas da região. Os resíduos Orgânicos produzidos nesta casa servem para a alimentação de gado. Aqui podem ver a apresentação do Hotel.

Artigo retirado daqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais