Hoteis verdes em Portugal - Parte II

Continuação dos hotéis ecológicos situados em Portugal.

Na Serra do Caramulo situa-se o hotel rural Quinta de Bispos que foi o primeiro a ser certificado Chave Verde, o rótulo ecológico europeu que a Associação Bandeia Azul atribui em Portugal. Este hotel possui painéis solares, gestão eficiente de resíduos e de águas, muitos dos alimentos servidos pelo hotel são de origem local ou provenientes de agricultura biológica e todos os electrodomésticos são de classe A.

O Hotel Eurosol Seia Camelo situa-se em Seia, também contém a Chave de Ouro, promove a recolha de resíduos e o seu correcto encaminhamento desde pilhas a óleos alimentares, as torneiras e os autoclismos têm redutores de caudais, existem painéis solares e da-se prioridade a produtos de limpeza que contenham produtos biodegradáveis.

Nas Penhas Douradas, Serra da Estrela situa-se a Casa das Penhas Douradas. É um hotel interessante pois para além de terem os painéis solares, separação de lixo, uma ETAR própria, sistema de sombra e ventilação natural, ter um percurso pedestre onde os clientes levam um saco de lixo para recolher os resíduos no Parque Natural da Serra da Estrela foram criadas duas empresas para apoiar a economia local. A Penhas Douradas Food, uma empresa que aposta nos ingredientes tradicionais e produzidos na Serra da Estrela e a Penhas Douradas Factory, um espaço de design e criação utilizando o Burel.

Outro hotel na Serra da estrela mas desta vez em Belmonte, o Hotel Passado de Pedra, hotel que pertence à Unique Stays e faz a reciclagem de resíduos, têm painéis solares para aquecimento de águas, as lâmpadas são economizadoras e os electrodomésticos são de classe A. Ainda dispõe de bicicletas gratuitas para os hóspedes conhecerem a região. Aqui têm a sua apresentação.

Na Guarda existe o Hotel Lusitânia que pertence à Natura Imb Hotels e integra uma quinta que produz em modo biológico fruta e as ervas aromáticas para consumo no hotel. Encontra-se em fase de certificação.


Artigo retirado daqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais