Hoteis verdes em Portugal - Parte V

Último artigo sobre os hotéis ecológicos situados em Portugal e neste artigo os hotéis das Ilhas.

Começando pela Ilha da Madeira em Prazeres o Hotel Jardim Atlântico. Desde de 1993 é gerido sob regras ambientais e detém do Rotulo Ecológico Europeu. Nos quartos têm um mini-ecoponto para a reciclagem, os óleos de cozinha são entregues a empresas licenciadas e cerca de 85% da iluminação são de baixo consumo. Existe também um compostor e tem uma ETAR que a água é aproveitada para rega.

Continuando na Madeira mais propriamente em Calheta a Quinta das Vinhas. São casas construídas em pedra reutilizando materiais, não têm ar condicionado e a água é aquecida por painéis solares. Também são utilizados produtos de limpeza verdes.

No Funchal existem dois hotéis ecológicos o Pestana Village e o Reid's Palace. O Pestana Village recebeu em 2011 a certificação Chave Verde e faz desde a separação de lixos até a eficácia energética.
No Reid's Palace todos os resíduos do jardim são reciclados, os lixos são separados, as lampadas são de baixo consumo e existem filtros e LEEDS na iluminação dos jardim e Piscinas.


Indo para os Açores mais propriamente em S. Roque do Pico A Casa do Ouvidor foi galardoado com a Chave de Verde e dá preferência aos produtos locais, utiliza equipamentos eficientes e na sua construção foram utilizados matérias primas amigas do ambiente.

Continuando na ilha do Pico mas desta vez na Baía da Barca o hotel com o mesmo nome, têm uma grande vista para o Atlântico e também é certificado com a Chave Verde. Contém um reservatório para as águas da chuva, bombas de calor, painéis solares e lâmpadas de baixo consumo. A piscina contém água do mar evitando assim químicos. Para consultar o hotel clique aqui

O último hotel ecológico que eu vou falar também se situa na Ilha do Pico, em Praínha, e chama-se Abegoaria. Foi certificado pela Chave Verde e pela Associação de Turismo dos Açores. A sua construção foi ecológica têm uma grande eficiência energética e têm produtos biológicos.

Artigo retirado daqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais