Os 7 alimentos que vão acabar em poucos anos


Estes são os alimentos que vão desaparecer em poucos anos devido ao aquecimento global:

Chocolate - Segundo um estudo do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), na Colômbia, o chocolate corre o risco de desaparecer dentro de 40 anos. Se tal não acontecer, será um bem escasso, um artigo de luxo. Isto porque o aumento entre 2 a 3ºC na temperatura do planeta pode causar danos irreversíveis nas principais regiões de cultivo do cacau: Gana e Costa do Marfim.

Whisky - A Escócia, maior produtor mundial do whisky, sentirá fortemente o impacto das alterações climáticas. A falta de qualidade dos cereais – sobretudo o malte – e as cheias nas regiões produtoras deverá tornar o whisky, juntamente com o chocolate, num bem mais escasso.

Salmão - Este é um clássico. O aquecimento global porá em risco muitos animais marinhos, entre os quais o salmão. A elevação das temperaturas dos oceanos alterará o ritmo reprodutivo e o regime alimentar deste produto, um dos mais apreciados na mesa dos portugueses.

Arroz - Ao contrário do salmão, o arroz não é tido como um alimento em risco de desaparecer. Mas até faz sentido: cientistas descobriram que, ao longo dos últimos 25 anos, o rendimento das colheitas de arroz caiu entre 10 e 20% em alguns locais. A causa? O aumento das temperaturas nocturnas no Vietname, Tailândia, Índia e China.

Vinhos de Bordéus - Os vinhos de Bordéus não são propriamente um bem de primeira necessidade, como o arroz, mas são muito apreciados e uma importante fonte de rendimento para aquela região francesa. O cenário mais pessimista fala em Bordéus como uma região inadequada para a actividade vinícola já em 2050.

Mel - Os cientistas e investigadores andam intrigados com o porquê do colapso das colónias de abelhas na Europa, África, Ásia e América do Norte. Só nos Estados Unidos, as colónias de produção de mel diminuíram de uma população de 5,5 milhões, em 1950, para os 2,5 milhões, em 2007. Se o fenómeno continuar sem explicação e sem intervenção humana, então o mel desaparecerá em poucos anos.

Café - Outro alimento que consumimos diariamente e que pode estar em vias de extinção é o café. Nos últimos anos, a produção de alguns dos melhores grãos está em quebra na Colômbia e outros países latino-americanos produtores. Para crescer, as plantações de café precisam de condições muito específicos de temperatura, para além de dias secos e chuvosos alternados. As alterações climáticas vêm alterar drasticamente este cenário, pela sua incerteza e aumento do nível de fenómenos extremos, sejam eles secas ou cheias.

Retirado daqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais