Alerta costeiro 14/15 - A missão de um fotojornalista

Tudo começou quando o fotojornalista Pedro Agostinho Cruz começou a fotografar a "sua" aldeia" onde o mar estava a lançar um "ataque" e a destruir a praia e a paisagem que viu ao crescer.

Primeiro, este alerta era para ser uma exposição fotográfica que foi cancelada depois seguiu para outro formato, um jornal. Durante a sua distribuição poderiam fazer donativos que levaram à compra de mais do que 1000 pinheiros mansos.

Os pinheiros foram plantados no Pinhal da Cova, uma das zonas mais afectadas pela erosão costeira, por vários alunos das escolas das redondezas no dia da Floresta Autóctone, na passada segunda-feira.

Tudo começou com a determinação de um fotojornalista, poderia ter desistido quando os problemas começaram mas não e neste momento estão os pinheiros plantados como podem ver na fotografia abaixo.





Para quem não sabe, a zona sul a foz do rio Mondego, enfrenta grandes problemas devido à erosão costeira, junto ao pinhal onde decorreu esta iniciativa, decorreram trabalhos para restaurar a duna e tentar travar os avanços do mar, enquanto a norte a praia cada vez é maior devido à deposição de areias.

É de louvar este tipo de iniciativas, que dou os parabéns! Infelizmente não podia estar presente, mas hoje ao ver o "trabalho" adorei e de certeza que vou acompanhar o crescimento destes pinheiros.

Para ver fotos e entrevistas sobre esta iniciativa clica aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais