Chasing Ice (No rasto do gelo)

Chasing Ice é um documentário produzido pela Nacional Geographic e exibido na Nacional Geographic Channel. O filme é de 2012, acho que a primeira vez que o vi foi em 2013 ou em 2014, sei que no especial aniversário da Nacional Geographic.

O documentário mostra James Balog, um fotojornalista da NG, numa missão para mostrar o quanto as alterações climáticas são reais, Podemos ver o quanto foi necessário para colocar 25 câmaras fotográficas em 4 locais diferentes (Alasca, Gronelândia, Islândia e no Montana, EUA), o objectivo era claro, fotografar continuadamente durante uma temporada para demostrar a fragmentação dos glaciares.

Ao colocarem as câmaras decidiram filmar uma península de gelo no Glaciar Store na Gronelândia que James esperava que ia se fragmentar em dias, infelizmente captaram esse momento e apenas estiveram uma hora no local. A península tinha cerca de 500 metros de comprimento e cerca de 90 de altura.

A Equipa Extreme Ice Survey enfrentou vários problemas nomeadamente após a primeira verificação das câmaras (cerca de 6 meses depois de terem sido colocadas),umas estavam partidas, outras tinham a parte eléctrica avariada e outras tinham tirado poucas fotos.

Durante 3 anos decorreu a expedição e durante as verificações das câmaras James aproveitava para tirar outras fotografias aos glaciares, que apareceram na Nacional Geographic Magazine.

No final do documentário quando James estava a palestrar o que viu durante a expedição as expressões das pessoas horrorizadas pelo degelo.

Para mim o mais impressionante foi ver as imagens da fragmentação do glaciar Ilulissat na Gronelândia, onde foram 75 minutos de fragmentação do tamanho de Manhattan, onde 2 elementos da equipa de James, esperam vários dias para conseguirem filmar.

Este documentário já ganhou vários prémios e de vez em quando é exibido pelo Nacional Geographic Channel Portugal.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais